ASSINE
search button

Primeira visita do Papa ao Brasil completa 35 anos

No dia 30 de junho de 1980, João Paulo II iniciou viagem de 12 dias pelo país

Compartilhar

"Muito obrigado, queridos brasileiros. É a afirmação de esperança a vossa presença aqui. Na véspera de eu partir para a viagem pastoral à vossa pátria: esperança nainiciativa do Papa e esperança no voss querido Brasil. Muito obrigado, irmãos e irmãs. Também com muita esperança parte o Papa para a antiga Terra de Santa Cruz. A meta principal da viagem é a adoração do Santíssimo Sacramento, mistério de fé e pão da vida, em Fortaleza. Passarei por diversas cidades, sobretudo por Aparecida, onde rezarei, com o Brasil e pelo Brasil, à sua celeste padroeira, Nossa Senhora Aparecida. A cruz, a Eucaristia e Maria Santíssima são as luzes da minha peregrinação apostólica. Com uma mensagem de amor, paz e esperança, vou confiante na oração de toda a Igreja, na vossa em particular. Neste momento, eu vos saúdo e abençoo todo o dileto Brasil." João Paulo II

O Papa Paulo II iniciou no dia 30 de junho de 1980, à 1h da manhã de Brasília (em Roma, eram 6h da manhã) a sua viagem de 12 dias ao Brasil. O país nunca havia recebido a visita de um papa.

Sempre atraindo a presença de milhões de fiéis, numa agenda extensa e intensa, a peregrinação marcou decisivamente a vida do país, numa demonstração de fé jamais vista. o Papa esteve com o presidente Figueiredo em Brasília, participou do X Congresso Eucarístico Nacional, em Fortaleza. No Rio, rezou aos pés do Cristo Redentor no Corcovado, e subiu ao Vidigal. Saudou a Virgem, em Aparecida do Norte. Lotou estádios. Encontrou-se com índios. Recebeu operários e imigrantes.  Ao todo, o pontífice esteve em 14 cidades.

De maneira clara e incisiva, em pleno regime militar, nos legou a busca por uma ordem social mais justa, inspirada no amor e calcada no respeito à dignidade da pessoa humana. Convocou o esforço comum pelo cuidado com a criança e a preparação conveniente do jovem; empunhou a bandeira dos direitos humanos; defendeu a reforma agrária.

E advertiu: "Depende de vós todos e de cada um que o futuro do Brasil seja um futuro de paz, que a sociedade brasileira seja uma convivência na justiça. Creio que é chegada a hora de todo homem e toda mulher deste imenso país tomar uma resolução e empenhar decididamente as riquezas do próprio talento e da própria cosnciência para dar à vida da nação uma base que há de garantir um desenvolvimentodas realidades e estruturas sociais na justiça".