ASSINE
search button

Pimentel: país vive situação de ameaça às garantias individuais

Compartilhar

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, afirmou nesta terça-feira (30), no Rio de Janeiro, que o Brasil vive uma situação de clara ameaça às garantias individuais, numa referência aos mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça.

Pimentel fez a crítica ao responder como estava acompanhando a Operação Acrônimo, da Polícia Federal, que cumpriu mandados de busca e apreensão em Minas Gerais e efetuou prisões. "Estou me referindo de maneira geral à situação que existe no Brasil de clara ameaça ao capítulo das garantias individuais [previstas] na Constituição brasileira".

Em maio, a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão na antiga residência da mulher do governador, Carolina Oliveira. Na ocasião, de acordo com o advogado Pierpaolo Bottini, que representa Fernando Pimentel, Carolina “viu com surpresa a operação de busca e apreensão”.

"Vejo com muita preocupação o acirramento, esse clima de acirramento. A utilização abusiva de instrumentos que, segundo a lei, são instrumentos de exceção ",  disse. Para ele, as prisões temporárias são instrumentos para serem usados "em último caso", bem como os mandados de busca e apreensão.

O governador disse estar tranquilo e absolutamente convicto de que tudo será esclarecido. "Confio na Justiça brasileira".