ASSINE
search button

Senadores lamentam morte do ex-deputado Paes de Andrade

Compartilhar

O senador Jorge Viana (PT-AC) lamentou a morte do ex-deputado cearense Paes de Andrade, que faleceu nesta quarta-feira (17). Ele lembrou que Paes de Andrade, que era sogro do senador Eunício Oliveira, foi duas vezes presidente da Câmara dos Deputados, e, nesse cargo, chegou a ocupar interinamente a Presidência da República.

Já o senador Paulo Paim (PT-RS) lembrou ter convivido com  Paes de Andrade na Câmara dos Deputados ressaltando que o ex-deputado foi um dos que mais lutaram em defesa da democracia, da liberdade e da justiça.

"Todas as vezes que estive com ele no Parlamento, percebi que ali estava um homem que defenderia o interesse do nosso povo independente da trincheira partidária. Ele era um homem ligado ao velho MDB de guerra e ao PMDB de hoje", disse o senador.

Para a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), o Brasil perdeu um grande democrata, que tinha orgulho de ser nordestino. Ela lembrou que Paes de Andrade foi eleito deputado, pela primeira vez, em 1963 e participou da luta contra a ditadura:

"E logo após a ditadura militar, Paes de Andrade sempre esteve ao lado dos brasileiros e brasileiras que nunca se intimidaram e seguiram lutando por liberdade e por democracia".

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) recordou que Paes de Andrade foi também presidente nacional do PMDB e embaixador do Brasil em Portugal.

"Foi um cidadão a serviço do Estado brasileiro e do Ceará. Lamento bastante o ocorrido e envio à família do ilustre peemedebista as condolências de dor e de tristeza", afirmou.

O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) disse que Paes de Paes de Andrade integrava a ala dos emedebistas mais intransigentes na luta pela democracia e contou um episódio, durante o regime militar, em que a atitude de Paes de Andrade lhe causou admiração:

"Paes de Andrade deixou esta reputação: um homem de coragem, que assumia posições com desassombro. Lembro-me dele, eu no exílio, quando Paes de Andrade esteve no Senado francês para levar aos senadores franceses as denúncias dos crimes que se cometia aqui contra os direitos humanos. Ele fez um depoimento que poderia ter custado  a cassação do seu mandato. Ele deixa em todos nós uma profunda saudade e enorme admiração".

Também os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Alvaro Dias (PSDB-PR), Cristovam Buarque (PDT-DF), Angela Portela (PT-RR) e Gleisi Hoffmann (PT-PR) lamentaram a morte de Paes de Andrade. O velório do ex-deputado será amanhã no Congresso Nacional, informou o senador Jorge Viana.