ASSINE
search button

Construir em São Paulo ficou mais caro em maio, informa SindusCon

Compartilhar

O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil no estado de São Paulo subiu 2,09% em maio, nas obras incluídas na política de desoneração fiscal sobre a folha de pagamento. No acumulado desde janeiro, a alta alcança 2,99% e, nos últimos 12 meses, 7,06%. O metro quadrado foi avaliado em R$ R$ 1.120,57. Os dados são do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP).

Esse resultado ficou bem acima do registrado em abril, quando o CUB havia registrou alta mensal de 0,36% no mês e 6,6% em 12 meses. No período, ocorreram reajustes tanto de materiais, com alta de 0,23% quanto da mão de obra, que teve aumento de 3,43%.

Em nota, o vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, Eduardo Zaidan, justificou que “a alta nos custos com mão de obra já reflete os reajustes salariais definidos pelas convenções coletivas assinadas em maio com os sindicatos dos trabalhadores da capital paulista e de outros 12 municípios do Estado”.

Nos últimos 12 meses, a mão de obra encareceu 9,89%, os materiais 3,01% e os gastos administrativos 11,81%.

De acordo ainda com o SindusCon-SP, dez dos 27 insumos da construção pesquisados tiveram correção superior ao Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), que ficou em 0,41%. Entre os itens analisados, o custo de refeições em marmita, o marmitex, ficou 2% mais caro; o de tubo PVC-R rígido para instalação da rede de esgoto teve alta de 1,7%; bloco cerâmico para vedação subiu 1,47%; e o custo para locação de betoneira elétrica variou 1,01%.