ASSINE
search button

Comissão aprova projeto que proíbe aumento da tarifa de energia em horário de pico

Compartilhar

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou proposta que proíbe concessionárias de serviços de energia elétrica de aumentar o valor da tarifa em função do horário de consumo, geralmente nos momentos de pico.

O texto aprovado, por outro lado, autoriza essas concessionárias a concederem descontos tarifários e outros benefícios aos clientes que optarem pelo consumo fora dos horários de maior demanda por energia.

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), para o Projeto de Lei do deputado Weliton Prado (PT-MG).

Incentivo

Delgado concordou com as medidas previstas no projeto de lei original, mas optou por um novo texto apenas para, segundo ele, aperfeiçoá-lo “do ponto de vista da técnica legislativa”.

“Concordamos que é preferível incentivar a redução do consumo durante os horários de maior consumo, por meio de desconto na tarifa, a punir com majoração da tarifa aquele que não consegue economizar energia no chamado horário de pico, como pretendem algumas concessionárias”, argumentou o relator.

Energia consumida

Por fim, a proposta impede as concessionárias do setor de adotarem a tarifa mínima, obrigando-as a cobrar unicamente pela energia efetivamente consumida.

“Essa cobrança significa que alguns consumidores pagam pela energia sem tê-la consumido, o que é inaceitável”, finalizou.

Tramitação 

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.