ASSINE
search button

Cães farejadores vão ajudar nas buscas de helicóptero desaparecido na Amazônia

Compartilhar

Dois cachorros da raça labrador vão ajudar nas buscas pelo helicóptero desaparecido desde sexta-feira (29) no interior do Amazonas. A aeronave seguia da aldeia de Pentiaquinho, no município de Atalaia do Norte, para Tabatinga.

O helicóptero desapareceu por volta de 18h20, hora local. A aeronave pertence à empresa Moreto Taxi Aéreo e foi contratada pela Secretaria Especial de Saúde Indígena, do Ministério da saúde, para realizar a remoção de pacientes da aldeia. Cinco pessoas estavam a bordo: o piloto, uma enfermeira e moradoras da comunidade.Os cães Hope, de dois anos, e Bêni, de seis meses, pertencem ao Corpo de Bombeiros de Manaus e desembarcaram no município de Tabatinga no início da tarde dessa segunda-feira (1º).

De acordo com o coordenador de comunicação do Corpo de Bombeiros do Amazonas, Janderson Lopes, os cães têm uma capacidade olfativa 40 vezes superior à do ser humano e são muito úteis nas buscas.“É como se a gente estivesse multiplicando esta quantidade de homens 40 vezes mais. Os cachorros acabam percebendo nuances que os nossos homens não iam conseguir perceber. Isso amplia a nossa capacidade de achar pessoas”, disse Lopes.Oito bombeiros da capital foram destacados para ajudar nas buscas.Também participam da ação homens do 8º Batalhão de Infantaria de Selva, do Corpo de Bombeiros de Tabatinga, da Polícia Militar, da Defesa Civil, além da Força Aérea Brasileira.