ASSINE
search button

Governador Valadares ganha UPA 24 horas 

Compartilhar

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos, representando o governador Fernando Pimentel, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, inauguraram nesta segunda-feira (01/6), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Governador Valadares. A prefeita da cidade, Elisa Costa, e outras autoridades locais, também participaram da cerimônia. 

A UPA da cidade tem 1.649 m² de área construída, maior que o previsto pelo Ministério da Saúde para o Porte III (1.300 m² segundo a Portaria 342/2013). A unidade tem capacidade para atender 350 pacientes entre clínica médica, pediatria e outras especialidades. 

No total, foram investidos mais de R$ 7 milhões entre construção e equipamentos. A inauguração só foi possível depois que a atual gestão da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) firmou o compromisso de arcar com as despesas após celebração de convênio no valor de R$ 2 milhões com o Hospital Bom Samaritano para fortalecimento da prestação de serviços de urgência e emergência na região. 

Para o atendimento, a unidade está equipada com aparelho de raio X, desfibriladores, ventiladores mecânicos, eletrocardiógrafo, além de salas para atendimento de urgências, observação pediátrica e adulto (masculino e feminino), sala de gesso e sala para pequenas cirurgias. A Unidade de Pronto Atendimento tem 18 leitos que possibilitarão, em média, 350 atendimentos por dia. 

O secretário Fausto destacou a importância de o Estado co-financiar e participar da construção das políticas de saúde junto aos municípios. "O Estado vai se somar ao esforço das políticas federais e municipais para realmente construir o sistema de saúde de Minas Gerais e promover melhorias significativas para os mineiros", disse. E garantiu aos gestores municipais presentes que eles terão um Estado presente, co-financiador, planejador e gestor do sistema público de saúde. 

 

Hospital Regional 

Sobre a construção do Hospital Regional de Governador Valadares, o secretário anunciou que as obras serão retomadas no fim do mês com previsão de serem concluídas em 2016. O hospital está 75% das obras concluídas e vai atender 1,5 milhões de moradores dos 86  municípios das macrorregiões de Valadares e Coronel Fabriciano. O hospital regional terá 226 leitos, sendo 176 de enfermaria, 40 UTIs, 10 leitos de tratamento semi-intensivo e heliponto.