ASSINE
search button

Cresce número de viagens e de passageiros em voos domésticos

Compartilhar

Após dois meses em queda, os voos nacionais e o número de passageiros cresceram 3,09% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em março, a taxa ficou negativa em 2,78%. Em fevereiro, foi registrada queda de 4,12%. A ocupação dos assentos chegou a 80,94% dos lugares disponíveis, o que representa um acréscimo de 1,4 ponto percentual sobre março. Já a oferta foi ampliada em 1,31%.

Os dados são de levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que reúne a Avianca, Azul, Gol e TAM. Pelos cálculos da entidade, apenas o número de passageiros cresceu 6,39% em comparação a abril do ano passado, somando 8,069 milhões de pessoas.

O presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, justificou que esse resultado se deve mais à política de preços baixos com tarifas promocionais. Ele destacou que, com a economia desacelerada, os passageiros que viajam a negócio ou para eventos têm diminuído suas viagens. “Mas, com as ações promocionais muito agressivas, a ocupação vem aumentando. E é melhor sair com alguma receita a bordo do que nenhuma”, frisou.

A companhia TAM liderou o mercado, com a participação de 36,87%; seguida pela Gol, com 36,81%; pela Azul, com 16,97%; e pela Avianca, com 9,34%.

Em movimento semelhante ao que ocorre no mercado interno, o ritmo de oferta dos voos internacionais, pelas companhias brasileiras, superou a demanda de clientes com elevação de 13,46%, enquanto o de passageiros aumentou 8,24%.

Nas viagens para o exterior, a TAM liderou o mercado nacional, com 78,6% de participação. A Gol ficou com 13,81%; a Azul, com 8,08%; e a Avianca, com 1%.