ASSINE
search button

Pizzolato entra com recurso para impedir extradição

Compartilhar

O ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, condenado no processo do Mensalão, entrou com um recurso nesta quarta-feira (6) para tentar impedir sua extradição. A apelação foi feita ao Tribunal Administrativo Regional de Lazio. 

Segundo informações divulgadas anteriormente pela imprensa, a defesa está tentando fazer com Pizzolato cumpra a pena na Itália. 

Condenado a 12 anos e sete meses de prisão, o ítalo-brasileiro fugiu para a Itália no meio do escândalo do Mensalão, um dos maiores casos de corrupção na política brasileira. Mesmo tendo cidadania italiana, ele usou os documentos falsos do irmão, que faleceu em 1978, e acabou sendo preso em Maranello.    

No dia 24 de abril, o ministro italiano da Justiça, Andrea Orlando, deu um parecer favorável à extradição do ex-diretor. A decisão veio de encontro ao veredicto da Corte de Cassação de Roma, em fevereiro, que reverteu uma decisão do Tribunal de Bolonha e autorizou a extradição.    

Na primeira sentença, a vinda do ex-diretor ao país tinha sido negada sob argumento de que os presídios brasileiros não têm condições de manter a integridade física de Pizzolato.