ASSINE
search button

Ex professor de Dilma diz que a terceirização irá achatar os salários

João Manuel Cardoso de Mello também criticou o ajuste fiscal realizado por Joaquim Levy

Compartilhar

Em entrevista publicada na edição desta terça-feira, 5 de maio, no jornal Folha de São Paulo, o autor do clássico “O Capitalismo Tardio” (1975), ex-professor da presidente Dilma Rousseff na Unicamp, fundador do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, fundador da Facamp (Faculdade de Campinas) da qual é diretor-geral, João Manuel Cardoso de Mello, 73, fez uma previsão sobre os resultados do ajuste fiscal promovido pelo governo federal e os possíveis danos oriundos da lei da terceirização.

Segundo o ex-professor da presidente, o ajuste fiscal provocará uma recessão classificada por ele como brutal. “O PIB pode despencar para -3%. O desemprego provavelmente vai a 10% ou 12%. E caso aprovada, a lei da terceirização devastará o mercado de trabalho e achatará os salários”, previu João Manuel. Ainda de acordo com o professor, algum ajuste precisava sim acontecer, mas não com a “violência” com que foi feito.

A previsão feita pelo professor sobre a lei da terceirização vai de acordo com as previsões feitas por economistas para uma reportagem do Jornal do Brasil publicada no dia 23 de abril. O professor do Instituto de Economia da Unicamp, Marcelo Weishaupt Proni, destacou que, o salário e os benefícios, como plano de saúde e vale-alimentação, não seriam os mesmos que os oferecidos por uma grande ou média empresa.

>> Projeto de Terceirização é prejudicial aos trabalhadores, dizem economistas

>> Terceirização: magistrados temem insegurança e retrocesso na lei trabalhista

>> Projeto da terceirização chega ao Senado

>> Semana do 1º de Maio começa com ânimos acirrados por PL da terceirização

>> Câmara aprova projeto que permite terceirização da atividade-fim de empresa

Durante sua entrevista para a Folha de São Paulo, o professor João Manuel Cardoso de Mello disse que o país vive uma estagnação há 30 anos. E que o impacto que poderá causar uma possível aprovação da lei da terceirização irá acabar com o mercado de trabalho, e que o estrago que a terceirização trará será enorme, principalmente em um momento de crise como o que vivemos. Segundo Mello, a lei irá desestruturar todo o mercado e jogar os salários para baixo.

Em outra reportagem veiculada no Jornal do Brasil no dia 1° de maio, o diretor de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Guilherme Feliciano, disse que a regulamentação da terceirização, do jeito que está, pode ser vista como um passo para trás. “Esse projeto poderá resultar no maior retrocesso da história da legislação trabalhista brasileira desde a origem do trabalhismo e dos direitos sociais conquistados na década de 30”.

Após ter sido aprovada na Câmara dos Deputados, o PL 4330/04, com emenda que permite a terceirização das atividades-fim das empresas do setor privado, chegou ao Senado, onde enfrenta resistência do presidente da Casa, o Senador Renan Calheiros (PMDB), que a classifica como um retrocesso. O projeto de lei irá à votação, e caso aprovado terá que passar pelo crivo da presidente Dilma Rousseff (PT).