ASSINE
search button

MG: vice-governador participa da abertura da 81ª Expozebu em Uberaba

Compartilhar

O vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, participou neste domingo (3) da abertura da 81ª Expozebu (Exposição Internacional das Raças Zebuínas), em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Antônio Andrade ressaltou a importância do agronegócio para o Estado que, somente para 2015, estima a arrecadação de R$ 166,6 bilhões.

“É preciso incentivar a pesquisa que aumente a produtividade e a qualidade dos alimentos. Precisamos dar instrumentos e meios para que a grande propriedade e os grandes proprietários continuem a desenvolver e produzir”, afirmou o vice-governador. Antônio Andrade também destacou o apoio tecnológico ao pequeno produtor. “É fundamental também que o produtor familiar tenha acesso a novas técnicas e novas tecnologias para o desenvolvimento de suas propriedades e do país”.

A expectativa é de que, esse ano, Minas Gerais seja responsável por 13,8% da riqueza produzida nacionalmente pelo setor do agronegócio. “Com o agronegócio e a agricultura familiar atuando de maneira complementar, Minas Gerais e o Brasil saem ganhando”, afirmou.

A transparência e a participação popular nas ações do governo também foram destacadas pelo vice-governador. “O objetivo de qualquer governo comprometido com as maiores causas de seu povo é a busca constante e incessante de um ambiente tranquilo e democrático”.

Feira de genética, tecnologia e negócios, a Expozebu é considerada a maior exposição de pecuária zebuína do mundo. Produzida anualmente pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o evento é um polo de encontro da cadeira produtiva da carne e do leite produzidos no Brasil. Durante o encontro, são realizados leilões, julgamentos de animais, shoppings e concursos leiteiros. São esperados R$ 140 milhões em negócios durante a feira, que vai até o próximo dia 10.

“Os efeitos do agronegócio sobre a economia nacional vão muito além dos seus 23% de participação no PIB. O desempenho de parcelas consideráveis de outros segmentos industriais, comerciais e de serviços também é irrigado pelos nossos resultados”, afirmou o presidente da ABCZ, Luiz Cláudio Paranhos, que destacou ainda que o setor responde por 40% das exportações do país e por 100% do superávit da balança comercial brasileira nos últimos anos.

O prefeito de Uberaba, Paulo Piau, defendeu, em seu discurso, um pacto social no país para enfrentar os desafios do desenvolvimento e da segurança pública. “Convoco para um pacto social, primeiro por amor a esse país, mas também pela Justiça, que é o caminho para a paz”.