ASSINE
search button

Senado Federal lança livro com discurso de despedida de Pedro Simon

Compartilhar

O Senado Federal, como forma de homenagear o homem que foi eleito por quatro vezes para ocupar uma cadeira na principal casa de leis do país, lançou um livro intitulado “Confesso que lutei”, que contém todo o discurso de despedida de Pedro Simon, realizado em dezembro de 2014.

Ao todo, o discurso de despedida de Pedro Simon durou cinco horas, e foi uma “aula” emocionante de ética, e política, na histórica sessão de 10 de dezembro de 2014.

Em um trecho da publicação, Simon afirma ter aprendido muito em todo esse tempo, e que a Casa lhe ofereceu muito mais do que ele a ofereceu de volta.

“Acho que fui mais consolado do que consolei nesta Casa; acho que fui mais compreendido do que compreendi; acho que mais amado do que amei; acho que mais recebi do que doei; acho que mais fui perdoado do que perdoei; acho que mais vivi do que morri. Mas, eu lutei. Confesso que lutei.”, disse em trecho emocionante de seu discurso.

Veja a trajetória de Pedro Simon

Pedro Simon nasceu em 31 de janeiro de 1930. Seus primeiros passos na política foram dados quando ainda era garoto, e foi eleito presidente do grêmio estudantil do colégio em que estudava no Rio Grande do Sul.

Formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Simon fez pós-graduação em Economia Política. Foi professor da Universidade de Caxias do Sul e teve passagens pela Faculdade de Direito de Roma – ITA.

Em 1945, ao lado de Leonel Brizola, Severo Chaise e Fernando Ferrari, fundou a Ala Moça do PTB.

Simon foi eleito vereador de Caxias do Sul em 1958. Nas eleições seguintes, em 1962, se elegeu deputado estadual, cargo para o qual foi reeleito em 1966, 1970 e 1974. Nesta última, foi o candidato mais votado.

Foi escolhido por Tancredo Neves para ocupar o cargo de Ministro da Agricultura, e acabou mantido na pasta por José Sarney, após a morte de Tancredo. Ficou no ministério até 1986, quando saiu para concorrer ao governo do estado do Rio Grande do Sul, no qual foi eleito.

Em 1990, foi eleito Senador da República, cargo esse que ocupou por quatro vezes, sendo que três delas de maneira consecutiva.

Em 2014, mesmo aos 84 anos, foi convencido pela então candidata à Presidência da República, Marina Silva, a tentar a reeleição ao Senado pela quinta vez, mas acabou derrotado nas urnas.

Em dezembro de 2014, Simon se retirou do Senado. Após mais de 50 anos de vida pública, Pedro Simon se aposentou deixando um legado político, além de saudades em todo o povo gaúcho e brasileiro.