ASSINE
search button

Portaria libera R$ 2,8 milhões para municípios atingidos por tornado em SC

Compartilhar

Portaria do Ministério da Integração Nacional publicada hoje (27) no Diário Oficial da União autoriza a liberação de R$ 2,8 milhões para ações de socorro nos municípios catarinenses de Xanxarê e de Ponte Serrada. As cidades foram atingidas por um tornado na última segunda-feira (20).

De acordo com o texto, considerando a natureza e o volume de ações a serem implementadas, o prazo de execução das obras e serviços será 180 dias.

A presidenta Dilma Rousseff visita hoje as áreas atingidas pelo tornado. Acompanhada do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, ela deve anunciar ações do governo federal de auxílio à recuperação da região. A previsão é que eles cheguem ao estado às 9h.

De acordo com a Defesa Civil do estado, neste momento, 1.273 profissionais e 252 veículos estão envolvidos no atendimento às vítimas do tornado.

Em Xanxerê, o total de desabrigados chega a 539. O número de desalojados chega a 4. 275. Foram registrados ainda duas mortes e 97 feridos. O volume de edificações públicas danificadas chega a nove, enquanto os prédios residenciais atingidos pelo tornado alcançam 2.188. Além disso, 235 casas foram totalmente destruídas.

Em Ponte Serrada, 77 pessoas estão desabrigadas e 1.050, desalojadas. O município registra também 27 feridos, uma edificação pública danificada e 252 residências afetadas, além de 24 casas totalmente destruídas.