ASSINE
search button

Petrobras estanca vazamento de óleo na Bacia de Sergipe-Alagoas

Compartilhar

A Petrobras informou, no final da tarde de hoje (24), que foi estancado o vazamento, ocorrido nesta quinta-feira (23), de 7 metros cúbicos (m³) de óleo no duto que interliga as plataformas de produção PCM-5 e PCM-6, no Campo de Camorim, na Bacia de Sergipe-Alagoas. Segundo nota divulgada pela empresa, foram tomadas todas as medidas previstas na estrutura organizacional de resposta a acidentes desse tipo e a quase totalidade do volume vazado foi recolhida, sendo o restante dispersado por embarcações de apoio.

Ainda de acordo com a nota, é esperado que pequenas partículas de óleo cheguem à costa, devido ao movimento natural das marés. A Petrobras permanecerá em alerta para operações de limpeza na praia até que não haja vestígios de material que possa estar relacionado ao vazamento.

Por medida de segurança, as plataformas PCM-5, PCM-6, PCM-8 e PCM-9 permanecerão com a produção paralisada até a conclusão do reparo do duto, o que deve ocorrer ainda hoje. As plataformas são responsáveis pela produção de 300 barris de óleo por dia, o que corresponde a 0,7% da produção diária de óleo da unidade operacional da empresa em Sergipe e Alagoas e de 60 mil m³ de gás natural por dia, equivalente a 1,3% da produção de gás da unidade.

A Petrobras informou ainda que constituiu comissão para análise das causas do vazamento. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) também foi notificada sobre o vazamento no campo de Camorim.

A ANP informou que poderá abrir investigação de incidente, além de exigir que a Petrobras faça sua própria investigação e continuará acompanhando as operações de contenção e dispersão que estão sendo executadas pela operadora.