ASSINE
search button

Vice-presidente da Camargo Corrêa disse que "era fácil" inserir valores de propinas nos contratos

Compartilhar

Durante depoimento realizado na última sexta-feira (17), o vice-presidente da empreiteira Camargo Corrêa, Eduardo HErmelino Leite, afirmou ao Ministério Público Federal (MPF), que “era fácil” adicionar o valor das propinas pagas aos diretores da Petrobras nos contratos firmados entre as duas empresas.

"Era fácil, porque, em primeiro lugar, os volumes dos contratos junto à Petrobras eram significativos, de muitos milhões ou bilhões de reais", disse Leite em depoimento válido pela sua delação premiada.

Leite também afirmou que era possível incluir a propina nas propostas apresentadas pela construtora nas licitações, devido à “má qualidade dos contratos” da estatal. Essa baixa qualidade gerava discussões de sobrecustos que as obras iriam exigir, onde eram incluídos os valores das propinas.

Segundo o delator, a Petrobras aceitava variar em até 20% a mais no valor previsto para a realização das obras. Com isso, o 1% que era destinado ao pagamento de propina se tornava um valor “insignificante”.

De acordo com Eduardo, este percentual de 1% valia tanto para a Diretoria de Abastecimento como para a Diretoria de Serviços. Esses valores eram descritos nos documentos oficiais como reservas para riscos financeiros, como por exemplo, variação de preços dos materiais, atrasos de pagamentos e até possíveis greves.

Segundo o vice-presidente da empreiteira, se o custo de um equipamento fosse de R$ 1mil, seria previsto um adicional de 1% referente aos riscos acima citados. Com isso, o orçamento era elevado para R$ 1.010, era deste valor que a propina era retirada.