ASSINE
search button

Mesmo com fortes chuvas em São Paulo nível do Cantareira está estável

Compartilhar

As chuvas que atingiram o estado de São Paulo nos últimos dias não refletiram em um aumento do nível do Sistema Cantareira que permanece estável desde sábado (11) em 15,4% do total armazenável no manancial. Descontado o uso do volume morto, a água está 9,3% abaixo do nível de captação das bombas, usado antes da crise de abastecimento no estado. Os dados são Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

O Guarapiranga opera, neste sábado (18), com 83,2% de sua capacidade, uma alta de 0,1% em relação a ontem; o sistema Rio Claro com 45,1%, elevação de 0,1%; o sistema Alto Tietê com 22,2%, com alta de 0,1% e o sistema Alto Cotia, com 65%, com aumento de nível de 0,2%. O sistema Rio Grande ficou estável, de ontem para hoje, em 96,3%.

Em razão da crise de abastecimento, a Sabesp passou a reduzir gradativamente as áreas atendidas pelo Cantareira. O sistema que atendia cerca de 9 milhões de pessoas passou a fornecer água para 5,4 milhões. A medida mais recente do governo paulista foi incluir, pela primeira vez, o Sistema Rio Grande no abastecimento da capital.

 Segundo o anúncio feito no início dessa semana, o manancial passou a atender bairros da zona sul, antes abastecidos pela Represa do Guarapiranga que agora fornece água a 250 mil pessoas da região do Cantareira.