ASSINE
search button

CPI do HSBC ouve o secretário da Receita Federal na quarta

Compartilhar

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do HSBC deverá ouvir em audiência pública o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, e o presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Antônio Gustavo Rodrigues. A reunião tem início às 13h da príxima quarta-feira.

A CPI tem a missão de examinar a lista de 8.667 brasileiros que mantêm ou tiveram conta entre 1988 e 2007 no banco HSBC da Suíça, alvo de um vazamento que ficou conhecido como Swissleaks. 

O senador Paulo Rocha (PT-PA) é o presidente da CPI, que tem como vice-presidente o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). O relator da comissão é o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES).

Os dois primeiros a depor na CPI foram os jornalistas Fernando Rodrigues, do portal Uol, e Chico Otávio, do jornal O Globo, responsáveis pelas matérias sobre o caso. Eles se recusaram a passar aos senadores a lista de brasileiros envolvidos. A CPI decidiu então pedir ao governo francês o acesso ao acervo de dados relativos às contas dos brasileiros, aproveitando o acordo de cooperação internacional entre Brasil e França.