ASSINE
search button

Murilo Ferreira é indicado ao comando do conselho da Petrobras

Compartilhar

A Petrobras informou nesta sexta-feira (27) que o presidente da mineradora Vale, Murilo Ferreira, é um dos indicados pelo governo federal para assumir a presidência do Conselho de Administração da estatal.

Após a saída do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, o cargo está sendo ocupado temporariamente por Luciano Coutinho, presidente do BNDES.

O governo federal também indicou Ivan de Souza Monteiro, novo diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores da Petrobras para o lugar de Miriam Belchior, atual presidente da Caixa Econômica Federal.

Também foram indicados o presidente da estatal, Aldemir Bendine; o general Francisco Roberto de Alburquerque; o presidente do BNDES, Luciano Coutinho; o advogado Luiz Navarro; e o vice-presidente da FGV, Sérgio Franklin Quintella. Para o Conselho Fiscal, foram indicados à reeleição Paulo José dos Reis Santos, Marisete Fátima Dadald da Costa e Cesar Acosta Rech.

As eleições acontecerão na Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, no dia 29 de abril.

Saída de Mantega

O economista Guido Mantega renunciou na quinta-feira (26) ao cargo de presidente e membro do Conselho de Administração da Petrobras. Durante a reunião do Conselho, foi aprovada também a eleição de Luciano Galvão Coutinho, presidente do BNDES desde 2007, para ocupar o cargo no lugar de Mantega.

Luciano Galvão Coutinho é membro do Conselho de Administração da Petrobras desde abril de 2008. Além disso, integra o Conselho de Administração da Petrobras Distribuidora. Um novo conselheiro não foi eleito.

"Essa eleição, conforme dispõem a Lei das Sociedades Anônimas e o Estatuto Social da Petrobras, é válida até a próxima assembleia geral de acionistas", informa a Petrobras em nota à imprensa.

Leia a íntegra da nota divulgada pela Petrobras:

"Rio de Janeiro, 26 de março de 2015 – Petróleo Brasileiro S.A. 

Petrobras informa que o Sr. Guido Mantega renunciou, nesta data, ao cargo de Presidente e membro do Conselho de Administração da Petrobras. O Conselho de Administração, em reunião também realizada hoje, aprovou, por maioria, a eleição do Conselheiro Luciano Galvão Coutinho para ocupar o cargo de Presidente do Conselho, em substituição ao Conselheiro Guido Mantega. Não foi eleito novo Conselheiro.

Luciano Galvão Coutinho já é membro do Conselho de Administração da Petrobras desde abril de 2008. Além disso, também integra o Conselho de Administração da Petrobras Distribuidora S.A. e preside o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desde abril de 2007.

Essa eleição, conforme dispõem a Lei das Sociedades Anônimas e o Estatuto Social da Petrobras, é válida até a próxima Assembleia Geral de Acionistas".