ASSINE
search button

Inpe alerta para outono de poucas chuvas nos reservatórios Paraíba do Sul e Cantareira

Reservatórios são os responsáveis por abastecer São Paulo e Rio de Janeiro

Compartilhar

Oficialmente o outono começa nesta sexta-feira (20) às 19h45, e, de acordo com meteorologia, a chegada da nova estação deve diminuir a quantidade de chuvas na região Sudeste e interromper os constantes crescimentos nos níveis dos reservatórios que foram registrados nos meses de fevereiro e março.

O período de três meses de outono será marcado por poucas precipitações, alguns registros de temperatura acima do normal em determinados estados, e a partir do mês de maio, existem a possibilidade de neve nas serras de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A preocupação com a área que abrange o sistema do Cantareira, em São Paulo, é grande. Segundo as previsões, a quantidade de chuva no local será insuficiente para que o nível de água nas represas continue subindo, e a muito custo, as chuvas conseguirão manter o que já foi elevado. Até a última quinta-feira (19), o sistema trabalhava com 15,8% do total.

Já para o sistema Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento do estado do Rio de Janeiro, a previsão também é de pouca chuva. Segundo os meteorologistas a estação possui a característica de poucas chuvas, e essa não deverá ser diferente.