ASSINE
search button

Cunha envia à Corregedoria representação contra o Edmilson Rodrigues

Compartilhar

O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), encaminhou à Corregedoria da Casa representação contra o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), por quebra de decoro parlamentar na reunião de ontem (5) da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, quando o político do Pará teria desrespeitado o presidente da CPI, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), por não concordar com a criação de sub-relatorias para a comissão.

Apresentada pelo deputado Daniel Vilela (PMDB-GO) e subscrita por muitos outros peemedebistas, a representação pede que sejam investigados os acontecimentos de ontem na CPI da Petrobras. No documento, os peemedebistas afirmam que Edmilson “demonstrando grande falta de urbanidade, começou a gritar da cadeira em que se encontrava, buscando se sobrepor à voz do presidente [da CPI]”.

A representação diz ainda que, sem qualquer palavra que o desrespeitasse, Edmilson passou a proferir “impropérios e palavras de baixo calão”, desrespeitando e ofendendo o deputado Hugo Motta e a presidência da CPI. “Entre as palavras indevidas que o representado proferiu destacam-se ‘coronel’ e ‘moleque’. Esses vocábulos, no contexto em que foram proferidos representam, além da quebra de decoro, o externar de preconceitos arraigados no coração do representado”, diz outro trecho do documento dos peemedebistas.

Os deputados que assinaram a representação pedem que ela seja encaminhada ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e a instauração de processo contra representante do PSOL. Pedem ainda a notificação do deputado para que ele ofereça sua defesa e, ao final, pedem a aplicação da penalidade devida, para que estes fatos não se repitam.

Mesmo pedindo o encaminhamento da representação ao Conselho de Ética, o presidente da Câmara, seguindo as regras regimentais, enviou o documento à Corregedoria, que deverá fazer as apurações necessárias dos fatos. Caberá agora ao corregedor, deputado Carlos Manato (SDD-ES), após as investigações, elaborar parecer que será levado à votação da Mesa Diretora da Câmara. Se a Mesa entender que houve quebra de decoro, ela encaminhará o parecer ao Conselho de Ética para a abertura de processo disciplinar.