ASSINE
search button

Sem-teto ocupam vias da zona sul de São Paulo contra despejos

Compartilhar

Um grupo de sem teto saiu em marcha na manhã de hoje (4) em protesto contra a ameaça de despejo da ocupação Jardim União, em Santo Amaro, no extremo sul da cidade. Os manifestantes saíram do terminal de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, em Santo Amaro, por volta das 8h30, em direção ao Fórum do bairro.

Segundo a Polícia Militar (PM), cerca de 100 pessoas participam do protesto. Já os organizadores do ato estimam em 300 o número de participantes. A PM informou que não houve registro de confronto, até o final da manhã. Entretanto, os moradores da ocupação disseram, há pouco, que estão em frente ao prédio do 11ª Distrito Policial porque um dos integrantes foi preso. Segundo um dos coordenadores do ato, Luiz Cerqueira Leri, o motivo da prisão ainda é desconhecido.

“Estamos aguardando a presença de um advogado para verificar o que ocorreu. O Daniel [detido] estava saindo da marcha para ir trabalhar. Ele entra em serviço às 14h e daqui a pouco vamos decidir se a marcha vai seguir para a Marginal Pinheiros”, disse Leri.

Leri disse que o grupo sem teto aguarda desde 2013 uma solução para a questão de moradias das famílias. Ele informou que o terreno pertence à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). A Agência Brasil entrou em contato com a companhia, que informou que vai fazer um levantamento sobre a ocupação.