ASSINE
search button

Polícia Federal desmonta esquema de fraude tributária no DF

Compartilhar

A Polícia Federal (PF) no Distrito Federal deflagrou na manhã de hoje (4) uma operação para desarticular um esquema criminoso de fraude tributária que pode ter causado prejuízo superior a R$ 300 milhões aos cofres públicos do DF. Ao todo, foram cumpridos na Operação Alerta sete mandados de busca e apreensão contra suspeitos de integrarem a quadrilha, em cinco endereços residenciais e dois escritórios ligados à organização.

De acordo com a PF, o bando entrava em contato com empresas que tinham dívidas tributárias e convenciam os empresários que poderiam “abater” os impostos não pagos à Receita por meio de compensação com créditos tributários de terceiros, prática não prevista na legislação tributária federal. A PF estima que aproximadamente 5 mil empresas podem ter caído no golpe somente no Distrito Federal.

No final de janeiro, com o apoio da Receita Federal, a Polícia Federal já havia desmontado esquema semelhante de fraude no Espírito Santo. Na ocasião, segundo dados da PF, foram identificados prejuízos aos cofres públicos de R$ 72 milhões e dez pessoas foram levadas para prestar depoimento.

Para a PF, se o esquema criminoso ocorrer em outros estados, as cifras podem chegar a bilhões. De acordo com o órgão, o nome dado a operação pretende sensibilizar empresários para ficarem atentos ao golpe e, com isso, evitar prejuízos às empresas e à Fazenda Nacional.