ASSINE
search button

Site revela que Tião Viana é o governador da Lava Jato

Compartilhar

O site Brazil 247 revelou na tarde desta terça-feira que o governador do Acre, Tião Viana (PT), terá pedido de abertura de inquérito no Superior Tribunal de Justiça (STJ) pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Viana é o único dos 27 governadores que será investigado pelo STJ por envolvimento na Operação Lava Jato.

Tião Viana foi citado pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, durante delação premiada nas investigações da Operação Lava Jato, como um dos beneficiários do esquema de pagamento de propinas com recursos da Petrobras.

Segundo o Brazil 247, em relação ao governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), cujo nome chegou a ser especulado como um dos investigados, o caso será arquivado. 

Ainda de acordo com o site, os presidentes da Câmara e do Senado também estão na lista dos políticos que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, entrega ao Supremo Tribunal Federal para investigar.

Renan Callheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, e Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara, terão contra si pedidos de inquérito para apurar se foram beneficiários do esquema de corrupção na Petrobras.

Eduardo Cunha teria doação de campanha no valor de R$ 500 mil de uma das empreiteiras investigadas na operação Lava Jato. Seu nome foi citado pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, durante depoimento de delação premiada.

>> Cunha reage indignado a informação de que estaria na lista de Janot

O Brazil 247 diz que Cunha recebeu sinais na sexta-feira passada de que seu nome estaria na lista negra de Janot. Segundo aliados, Cunha teria reagido com cólera e disposto a se vingar do governo. Na semana passada, ele afirmou que a "a Câmara não ia parar” por causa da lista. “Primeiro, que não tem processo de cassação. Para começar um processo de cassação vai demorar muito. Tem que ter representação, depois tem que ter admissibilidade, e depois de votar admissibilidade, tem que instaurar o processo. A Casa vai trabalhar normalmente", disse.

Com os dois principais nomes do Congresso Nacional com pedidos de investigação, a crise gerada pela operação Lava Jato dá sinais de que pode estar longe de um desfecho e atingir mais pessoas do que o estimado pelos investigadores, segundo o site.