ASSINE
search button

Operação Lava-Jato paralisa concessão de aeroportos

Compartilhar

A terceira fase do programa de concessões para os aeroportos brasileiros, prevista para este ano, está parada por causa da Operação Lava Jato, segundo publicado neste domingo (1) no jornal Folha de S. Paulo. O programa poderá ser realizado somente no começo do próximo ano. Os leilões para os terminais não têm data para acontecer.

Os aeroportos de Salvador e Porto Alegre são os que aguardam o leilão para a obra.

Um dos motivos para os leilões de infraestrutura não saírem é o fato que as principais empreiteiras do país estão sendo investigadas pelo escândalo na Petrobras. 

Empresas como Odebrecht, UTC, OAS, Engevix e Camargo Corrêa, que participaram dos consórcios que levaram os aeroportos de Guarulhos, Viracorpos, Brasília, Galeão e Confins, estão com dívidas em bancos privados e públicos. Segundo o jornal, as dívidas dessas empreiteiras superam R$ 130 bilhões. 

O fato dessas empresas não poderem assinar contratos com o governo para as obras dos terminais, por causa da investigação, também é um fator para o atraso. O governo quer tentar atrair mais parceiros estrangeiros para superar as dificuldades.