ASSINE
search button

Moreira Franco assume a presidência da Fundação Ulysses Guimarães

Compartilhar

O Conselho Curador da Fundação Ulysses Guimarães reuniu-se em Brasília, para deliberar sobre alterações estatutárias. Eliseu Padilha (RS), que assumiu o cargo de ministro à frente da Secretaria de Aviação Civil, deixou a presidência da Fundação. O Conselho aprovou por unanimidade a indicação de Moreira Franco (RJ) para a presidência da Fundação, sendo empossado imediatamente.

Com as alterações estatutárias, a partir de agora a Instituição terá duas vice-presidências. Padilha assume a vice-presidência de Formação Política, e o deputado federal Lelo Coimbra (ES) é o vice-presidente de Relações Institucionais. Nas ausências de Moreira Franco, Lelo e Padilha vão exercer conjuntamente a condução dos trabalhos na FUG. Também foi alterada a quantidade de suplentes de diretoria, passando de três para quatro, mas a indicação do novo suplente será feita posteriormente. Ficou decidido, ainda, que o Conselho da Fundação se reunirá mais vezes em 2015, se possível mensalmente.

"Estamos montando a governança da diretoria da Fundação, e vamos criar um ritmo de trabalho que nos permita enfrentar as dificuldades previstas para este ano", disse Moreira Franco. Para ele, "a força e a presença do PMDB no cenário político nacional fazem com que o Partido tenha de participar das mudanças que estão sendo cogitadas para ocorrerem no país, mas a FUG vai contribuir na formação de uma unidade partidária capaz de fazer com que o PMDB saia ainda mais fortalecido desse contexto".

Eliseu Padilha disse que a Fundação poderá contar com o seu entusiasmo de sempre, e que os cursos de formação política este ano sofrerão importantes modificações. "Teremos cursos com menor tempo de duração e com uma didática diferente, de forma que os participantes tenham melhor aproveitamento", explicou.

Padilha disse ainda que a eleição de Moreira Franco para a Presidência da Fundação fortalecerá ainda mais o trabalho que está sendo desenvolvido em todo território nacional. "O trabalho que estamos desenvolvendo pelo Brasil sairá ainda mais qualificado com a história de vida e atuação política do ministro Moreira Franco nos vários escalões da República. Trata-se de um dos mais qualificados quadros em atividade no cenário político nacional", afirmou.

O secretário-executivo da Fundação, João Henrique (PI) ressaltou que os cursos de formação política deram grande visibilidade para a Fundação Ulysses Guimarães. "Mas este ano, o que dará grande visibilidade à FUG será a discussão da reforma política, que será, sem dúvida, um dos grandes temas do Congresso Nacional", afirmou. O Conselho do PMDB incumbiu a Fundação de ouvir a base partidária e a sociedade para elaborar uma proposta de reforma política a ser debatida pelo Partido. Os formulários da pesquisa que a Fundação está realizando deverão estar à disposição até 31 de janeiro, e os dados serão sistematizados até 17 de fevereiro. A reunião do Conselh o e diretoria da FUG, para debater sobre essas informações da pesquisa, deverá ocorrer em 24 de fevereiro.

Conselho Curador - Para o conselheiro Evandro Mesquita (SP), o presidente Eliseu Padilha foi um entusiasta. "A dedicação de Padilha à frente da Fundação foi excepcional. Fez os cursos, colocou a Instituição no Brasil inteiro. Sentimento de gratidão".

O coordenador do EAD/SC, Adenor Piovesan (Noi), lembrou que desde que o Padilha esteve a frente da Fundação, sempre o prestigiou na questão da Fundação Ulysses Guimarães, em Santa Catarina, que passou a atuar efetivamente na mobilização do Partido.

O conselheiro Carlos Eduardo Fioravanti (MG) comemorou o retorno de Moreira Franco à presidência da Fundação. "Um significado muito importante a volta de Moreira para a presidência pelo seu peso político. Isso significa que o presidente Michel Temer e o ministro Padilha querem dar mais força a Fundação, que pretende ser cada vez mais ser protagonista".

O ex-deputado Genebaldo Correia (BA) falou da preocupação do tema Reforma Política, que norteou nos últimos dias os debates da Fundação.

Já a presidente da Fundação Ulysses no DF, Rose Rainha, falou que se sente muito privilegiada, pois sempre teve o apoio do presidente regional do PMDB, Tadeu Fillippelli e sempre teve o apoio da Fundação Ulysses Guimarães sob o comando do deputado Padilha.

O presidente do Conselho Curador da Fundação, Esacheu Nascimento (MS), agradeceu a convivência com o ministro Padilha e disse que "construímos um relacionamento que foi profícua. Andamos juntos em 22 estados no Brasil. Eu penso que nenhum outro partido tem hoje uma ferramenta operacional com a capilaridade que tem hoje o PMDB. Lógico que existem necessidades de dar mais efetividade a essa formação política que nós estamos fazendo. Imagine que nós preparamos muitos municípios, qualificamos nossos quadros e depois frustramos porque as situações políticas, o caciquismo local impediu candidaturas".

O conselheiro Wolney de Siqueira, afirmou que o Eliseu Padilha introduziu na Fundação uma coisa fundamental que foi o ensino a distancia. "Uma coisa maravilhosa, que foi difundida em todo o Brasil. Nós esperamos que continue nesse caminho. Acreditamos que a Fundação tem um papel importante. E a presença do Moreira só fortaleceu a nossa instituição".

O secretário-executivo João Henrique (PI),que também integra o conselho da Fundação, ressaltou que a volta do Moreira é muito importante e consubstancial. "Continuaremos a dar visibilidade à fundação, que teve um crescimento nacional com os cursos de formação política consolidados. Porém o tema que terá mais visibilidade no país é o arcabouço política que trata a Reforma Política. Talvez seja o único tema que o Congresso terá para tratará".

O presidente da FUG/RN, Gleire Belchior, deu boas vindas ao presidente Moreira Franco e conta com a vontade dele para fortalecer ainda mais o PMDB e a Fundação em todo o Brasil.

O secretário da Fundação, Francisco Donato (ES), disse que o trabalho que está sendo desenvolvido na Fundação tem raízes partidárias. "Fizemos dois movimentos intitulados Estradas e Bandeiras. Tem uma proposta para esse ano da terceira versão desse programa Estradas e Bandeiras, aí já incluindo a Reforma Política no modelo que nós fizemos no Rio de Janeiro".