ASSINE
search button

ProUni bate recorde de inscritos com mais de 1,3 milhão de candidatos

Compartilhar

O sistema do Programa Universidade para Todos (ProUni) registrou mais de 1,3 milhão de inscritos até as 17h desta quinta-feira, 29, último dia de inscrição. O balanço parcial supera o total de 1.259.285 inscritos da primeira edição do ano passado. 

Nesta edição, são ofertadas 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. Os candidatos podem concorrer a bolsas em 30.549 cursos, em 1.117 instituições de ensino superior privadas.

O ProUni oferece a estudantes de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Para efetuar a inscrição, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, e informar seu número de inscrição e sua senha no exame. Também é preciso ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas e ter tirado acima de zero na redação.

Podem disputar uma vaga no ProUni os estudantes que, além de cumprir esses requisitos, não possuam diploma de curso superior e possuam renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos, de acordo com o tipo de bolsa.

O candidato deve preencher uma das condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola; ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Os professores não precisam se encaixar no requisito de renda.