ASSINE
search button

Diretor da Sabesp diz que rodízio de água em SP seria "drástico"

Rodízio seria dois dias com água e cinco sem o líquido

Compartilhar

O diretor metropolitano da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Paulo Massato, disse nesta terça-feira (27) que é possível chegar a um rodízio de água na Região Metropolitana de São Paulo e que esse racionamento teria que ser "drástico". "Para fazer rodízio, teria que ser muito pesado, muito drástico. Para ganhar mais do que já economizamos hoje, seriam necessários dois dias com água e cinco dias sem água", afirmou.

Massato ressaltou que o rodízio pode ocorrer se os órgãos reguladores acharem necessário e "se não chover". "Nossa engenharia está correndo contra o relógio. Estamos batendo novos recordes de baixas precipitações", disse.

Segundo ele, a Sabesp não pretende usar a terceira cota do volume morto do Sistema Cantareira. "Pretendemos não usar, vamos correr com as obras", disse.

O diretor metropolitano da Sabesp explicou que a companhia está ampliando o período de queda de pressão nas tubulações que atendem a Região Metropolitana de São Paulo. "Estamos deixando de fazer operação só noturna para fazer também a diurna. Isso atinge toda a região metropolitana", afirmou. Segundo ele, "nunca foi necessário" informar a população da redução de pressão, mas agora, com a ampliação do período, a Sabesp informa os horários em seu site.