ASSINE
search button

Visitas ao Congresso batem recorde na primeira semana do ano

Compartilhar

O Programa Visite o Congresso está registrando números recordes no início de 2015. Somente no primeiro final de semana de janeiro (dias 3 e 4) foram registrados 2.585 visitantes. Na contagem não estão os convidados para a cerimônia de posse da presidente Dilma Rousseff, que ocorreu no primeiro dia do ano.

Em 2014, foram recebidos 151.515 mil visitantes, com um aumento significativo no número de estrangeiros, em especial no período da Copa do Mundo. Ao todo, foram 7.595 visitantes estrangeiros, de 106 países, em 2014. O número representa um aumento de 13% em relação a 2013. Durante o mundial, o programa também registrou a visita de 5,5 mil pessoas pela Casa — destes 2,4 mil eram estrangeiros.

Outro aumento significativo registrado foi em relação ao número de estudantes no período eleitoral. Se contado o período entre 1º de agosto e 12 de setembro, em 2014 foram registrados cerca de 20 mil visitantes, contra 16,5 mil de 2013. O aumento, segundo a Secretaria de Relações Públicas do Senado, deve-se principalmente às visitas de grupos escolares.

— O número de visitantes aumentou consideravelmente desde a segunda quinzena de agosto, principalmente no que diz respeito às escolas — informou Mariana Tavares, do Programa Visite o Congresso.

Ela informou que mais de 80% dos visitantes elogiam a qualidade do atendimento e o nível de conhecimento dos monitores. Aproximadamente 40% reclamam de questões de acessibilidade. E mais de 30% visitam a Casa por interesse histórico.

O visitante de Rondônia Auro Barreiros afirmou que, mais do que um resgate histórico, a visita permite entender o momento atual do Brasil e “como o país interage com outras culturas e com outros governos”. Ele considerou a visita “surpreendente” e destacou que algumas coisas até mereciam uma exposição à parte, como a galeria que abriga os presentes recebidos de autoridades e chefes de Estado pelo presidente da Câmara.

João Luiz Carvalho, do Rio de Janeiro, disse que tinha curiosidade em relação ao Congresso e que a visita o permitiu conhecer instalações interessantes, que ele não imaginava existirem, como as do chamado Túnel do Tempo e da gráfica.

As visitas podem ser realizadas todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados, com início às 8h30 e término às 17h30. Para grupos com mais de 15 pessoas, é necessário agendar com antecedência.

Os agendamentos também são necessários para grupos de estrangeiros que querem fazer o tour em outras línguas (inglês, francês, espanhol) e para pessoas com dificuldade auditiva, que usem a linguagem de libras, e também de locomoção. Às terças e quartas-feiras o agendamento é obrigatório para todos.

Mais informações sobre a visitação podem ser obtidas na página do Senado na internet, pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (61) 3303-4671 e 3303-1581, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, domingos e feriados, é só ligar para (61) 3216-1768, das 9h30 às 17h.