ASSINE
search button

Onda de calor deve prosseguir com sensação de 42°C em SC 

Compartilhar

A onda de calor que vem trazendo temperaturas superiores aos 34 graus em Santa Catarina continua deixando as praias lotadas em todo o estado. Nos últimos dois dias, o “índice de calor” marcou 42 graus e, neste sábado, os termômetros passaram dos 30 graus ainda no início do dia.

A manhã foi marcada pela nebulosidade, mas o abafamento levou milhares de banhistas para as principais praias de Florianópolis. Quem optou pelo norte da cidade encontrou fila na principal rodovia de acesso aos balneários, a SC 401. No mar, a temperatura mais elevada contribuiu para a presença de água viva em praticamente toda a região.

No sul da ilha, a movimentação também foi intensa, principalmente nas praias do Campeche e Matadeiro. “Só dá para suportar se ficar na água o tempo inteiro”, disse a advogada Eleonora Novaes, 29 anos. “Cinco minutos depois de deixar a mar já estamos suados de novo. Não dá para suportar”.

Neste sábado, o Centro de Recursos Ambientais de Santa Catarina (Ciram) emitiu um aviso para a permanência da influência da massa de ar quente e úmido no sul do país, o que deve trazer uma sensação de desconforto e de calor acima de 42ºC.

O alerta destaca que a massa de ar quente veio da região norte do Brasil e que os níveis de radiação devem chegar aos níveis máximos nos próximos dias. As temperaturas permanecem elevadas e podem chegar ou ultrapassar 35ºC, principalmente no extremo oeste e litoral catarinense”, afirmou o meteorologista Erikson de Oliveira. “A radiação solar também contribui para a rápida elevação da temperatura, pois atinge níveis altos esta época do ano”.

O cenário não deve mudar pelo menos até a quarta-feira, com possibilidade de chuva forte no final do dia devido ao aquecimento. “A massa de ar quente e úmido persiste atuando sobre toda a região Sul do Brasil, trazendo condição de pancadas de chuva que ocorrem no período da tarde e noite. Se mantém o risco para descargas elétricas, rajadas de vento e chuva que pode ser forte por alguns momentos. A temperatura segue elevada à tarde, com sensação de abafamento”, afirma o órgão em nota.