ASSINE
search button

Hemocentro de Brasília recebe doadores às vésperas do réveillon

Compartilhar

Mesmo com a proximidade do fim do ano o Hemocentro de Brasília continua recebendo doadores de sangue. Neste sábado (27) o comerciante Diego Florentino foi fazer a doação pela primeira vez com a esposa. “Eu e minha esposa, a gente sempre falava em doar e nunca dava tempo. Era sempre muita correria. Hoje estávamos em casa e resolvemos vir”. Ele acredita que ajudar a manter o estoque de sangue nesta época de fim de ano é importante.  “Tem muito acidente, muita gente precisa e pouca gente doa porque tem muita gente fora da cidade, então acho bacana e quero tornar isso regular”.

O gerente do ciclo do doador do Hemocentro de Brasília, Rodolfo Duarte, confirma a percepção de Diego. Ele conta que historicamente o fim de ano é um período complicado para os hemocentros. “É uma época que tem bastante feriado e historicamente a população tende a viajar e acaba esquecendo de passar no hemocentro antes de pegar a estrada e deixar a sua bolsa de sangue”. Duarte conta que este ano os brasilienses doaram regularmente e por isso, diferente de outros anos, o abastecimento dos hospitais está sendo mantido. “Isso, graças à boa vontade da população que tem comparecido e não tem deixado faltar. Esse ano nós conseguimos fazer boas campanhas de captação e conscientizar a nossa população. Nós temos conseguido o abastecimento de 100% dos hospitais”.

Mas nem por isso a população pode deixar de doar já que, neste período pode haver um aumento na demanda de sangue devido a acidentes, por exemplo. “Por isso que a gente sempre reforça que nessa época, antes de viajar, que as pessoas passem, façam esse gesto de carinho, deixem uma bolsa de sangue para aquela pessoa que vai precisar”.

A bancária Vanessa Mota aproveitou o sábado para fazer sua parte. Doadora regular, ela vai ao hemocentro a cada três meses, prazo estabelecido para as mulheres. “Hoje vou fazer uma doação especificamente para o hospital da criança”. Ela conta que tenta incentivar os amigos. “É gratificante. É gostoso saber que você ajudou uma pessoa. Você ajuda e acaba se ajudando também. O bem que você faz acaba voltando para você”.

E para lembrar os doadores de irem ao hemocentro da capital federal, desde julho deste ano é possível baixar um aplicativo de celular. É o Doe Sangue, disponível para Android, IOS e Windows Phone. “Esse aplicativo é bastante útil para ajudar o doador a se organizar com relação às suas doações. Além de ser uma linha direta com a Fundação Hemocentro de Brasília, pois nós conseguimos mandar mensagens para os aparelhos de uma forma gratuita para os doadores” explica Duarte.  O Diego, por exemplo, não conhecia esta opção mas gostou da ideia. “Acho bacana. Não conhecia e vou procurar saber”.

Com as mensagens é possível contatar pessoas com um tipo específico de sangue, por exemplo. “A gente pode fazer esse filtro por tipo que mais necessitada no período”. Para o usuário, o aplicativo também traz vantagens. Ao cadastrar a data da última doação, a pessoa recebe um aviso de quando pode fazer uma nova visita ao hemocentro. Outra função é calcular a nova data após um período de restrição, por exemplo. “Nem sempre o doador pode doar naquele dia então ele reporta a inaptidão daquele dia e o próprio aplicativo faz a contagem de tempo para informar para o usuário quando que a inaptidão termina e ele pode voltar a fazer suas doações normalmente”.

A expectativa é de que com o aplicativo cada vez mais pessoas passem a doar regularmente. E é exatamente a fidelização, um dos aspectos mais importantes e por isso o Hemocentro investe em diferentes campanhas. Tudo para incentivar a doação. “Nós acompanhamos [o doador regular] ao longo do tempo, ao longo da vida e nós podemos ir orientando e passando informações mais precisas para que ele possa se preparar melhor e fazer uma doação de maior qualidade”, explica Duarte. O gerente aproveita para agradecer as pessoas compareceram ao Hemocentro durante todo o ano de 2014. “Agradecer em nome da sociedade, em nome da Fundação Hemocentro de Brasília e que mantenham essa parceria conosco e continue comparecendo no ano de 2015”.

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos. Rodolfo lembra que quem tem entre 16 e 18, precisa de autorização dos pais ou responsáveis. Há recomendações quanto ao peso, ingestão de alimentos e prática de atividades físicas, colocação de piercings e tatuagens. Para saber mais sobre os critérios para doação e horários de funcionamento, basta acessar o site do Hemocentro  ou ligar no telefone 160, opção 2. “A doação é um ato extremamente seguro e todo sangue doado é reposto em poucos dias. E a pessoa sai em bom estado”, reforça o gerente.