ASSINE
search button

Paulistanos são mais egoístas e orgulhosos, aponta pesquisa Datafolha

Compartilhar

Pesquisa Datafolha realizada no início deste mês e divulgada nesta segunda-feira (22) apontou que a imagem que os brasileiros têm daqueles nascidos na cidade de São Paulo piorou nos últimos dez anos. Os paulistanos são, na visão dos outros compatriotas, mais orgulhosos, egoístas e invejosos. A ideia de que os brasileiros nascidos na capital paulista trabalham mais também caiu.

Pesquisadores perguntaram a 2.896 pessoas, consultadas entre 2 e 3 de dezembro em todo o país, se elas concordavam ou discordavam, total ou parcialmente, de seis afirmações elaboradas pelo instituto. E uma das conclusões foi que "os paulistanos se julgam melhores que os demais brasileiros" para 39% dos entrevistados. Quando a mesma pesquisa foi feita pela primeira vez, há 11 anos, os que concordavam totalmente com essa afirmação eram 30%.

Para 20% dos brasileiros de fora de São Paulo, os paulistanos têm inveja do restante do país. Na pesquisa anterior, eram 16%. Na contramão, a ideia que os outros brasileiros invejariam os paulistanos sofreu uma queda de três pontos. Na pesquisa de 2003, 13% dos entrevistados concordavam totalmente que "os brasileiros têm inveja dos paulistanos".

Outra afirmação elaborada pelo Datafolha e abordada entre os entrevistados foi a de que São Paulo é "a locomotiva do Brasil", slogan não oficial, usado muitas vezes por políticos em campanha no Estado. Em 2003, 48% estavam totalmente de acordo com a frase; neste ano são 43%.

Além disso, 46% dos entrevistados concordaram totalmente com a afirmação de que "os paulistanos de importam mais com seus problemas do que com os problemas dos outros", o que representa uma elevação de 4 pontos em comparação a 2003.

A última frase colocada à prova pelo Datafolha, a de que "os paulistanos trabalham mais do que os demais brasileiros" também teve um desempenho negativo. Se antes 25% estavam totalmente de acordo, agora são 20%.

O Datafolha apurou que  o desempenho dos paulistanos e da capital paulista é sempre pior entre os entrevistados dos nove Estados do Nordeste. No total, 67% dos nordestinos acreditam que os paulistanos se consideram melhores que o restante dos brasileiros (51% concordam totalmente com essa afirmação, 17% concordam parcialmente).

Para 48% dos nordestinos, os paulistanos têm inveja dos compatriotas, e 76% concordam que aqueles nascidos em São Paulo "se importam mais com seus problemas".

A margem de erro da pesquisa Datafolha é de dois pontos.