ASSINE
search button

Corrente de solidariedade transforma o Natal de idosos em asilo do DF

Compartilhar

Uma corrente de carinho e solidariedade para tornar mais feliz o Natal de pessoas até então desconhecidas. É assim a psicóloga Tânia Maria Borges define a campanha Adote um Velinho, que ela e um grupo de amigos organizaram para doar presente a idosos de um asilo de Sobradinho, no Distrito Federal. A festa, com a entrega dos presente, ocorreu neste domingo (21).

Tânia explicou que cada um dos 45 idosos moradores do Lar São José foi fotografado e teve o desejo de presente registrado. Os interessados em doar receberam um emailcom a foto e o pedido e puderam escolher o presente.“Falei com amigos e eles começaram a pedir ajuda de mais pessoas. Com isso, formamos uma corrente”, ressaltou.

“Tiramos uma foto de cada idoso e a enviamos diretamente para o padrinho, sem passar por redes sociais, para preservar a privacidade dos idosos. Isso deu mais proximidade ao padrinho, porque ele viu o rosto da pessoa. Cada padrinho ficou à vontade para dar o presente. Muitos deram além do que o idoso pediu”, salientou.

Tânia acrescentou que o idoso se sente prestigiado, porque recebe presente de acordo com seu gosto. “Muitos pediram vestidos, shorts, camisetas, camisas. Fizemos um trabalho com a equipe do Lar e ficamos sabendo do gosto e das necessidades de cada um. Vimos os detalhes do tamanho e cor da roupa e do calçado. Assim, o idoso recebeu exatamente o que gosta”.

Para a assistente social Marisa Saldanha, uma das coordenadores do asilo, as doações são fundamentais para a instituição e para a auto-estima dos idosos. “Para os idosos, é uma sensação de gratidão com as pessoas. Para nós, a mobilização social é muito importante. O Lar pertence à comunidade e precisamos de mobilizações como esta”, comentou.

“A gente precisa ter ajuda da sociedade. Uma ação como esta, com tudo planejado, com dedicação das pessoas, que gastam tempo, dinheiro, é gratificante”, concluiu Marisa