ASSINE
search button

Dilma Rousseff nomeia senador Vital do Rêgo para o TCU

Compartilhar

Diário Oficial da União publicou hoje (19) a nomeação do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) para exercer o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). O decreto foi assinado pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro da Justiça, Eduardo Cardozo. O senador, que tem mandato até 2019, ocupará a vaga deixada por José Jorge, que se aposentou no fim de novembro, ao completar 70 anos.

O plenário do Senado aprovou, com 63 votos, a indicação de Vital para o TCU no dia 2 de dezembro. Foram registrados um voto contrário e uma abstenção. Em sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, ele ressaltou o papel do TCU como importante instrumento de aperfeiçoamento da gestão pública, mas criticou a linguagem dos relatórios, que classificou como de difícil assimilação pela população.

O TCU é um órgão colegiado, composto por nove ministros. De acordo com o regimento do tribunal, seis são indicados pelo Congresso Nacional, um pelo presidente da República e dois escolhidos entre auditores e membros do Ministério Público.