ASSINE
search button

Operação 'Walking Dead' investiga fraude no INSS da Bahia 

Compartilhar

Na manhã desta quinta-feira, a Polícia Federal de Juazeiro, na Bahia, e o Ministério da Previdência Social deflagraram uma operação que investigava um grupo criminoso, responsável por fraudar benefícios previdenciários na região do município de Jacobina.

Na operação - chamada de Walking Dead - verificou-se que foram concedidas diversas pensões por morte em que os instituidores dos benefícios, que supostamente estariam falecidos, na realidade se encontravam vivos.

O nome da operação (“Walking Dead”) faz alusão à expressão de língua inglesa que significa “morto vivo” e também a uma série de TV homônima, onde os mortos voltam à vida.

A fraude acontecia por meio da apresentação de documentos falsos perante o INSS, como certidões de óbito, de casamento e folhas de pagamento. O prejuízo sofrido pelo INSS supera os R$ 700 mil. 

Estão sendo cumpridos seis mandatos de busca e apreensão nos municípios baianos de Jacobina, Ourolândia e Umburanas. Nove pessoas serão interrogadas e indiciadas pela prática dos crimes de estelionato, falsidade ideológica e falsificação de documento público.