ASSINE
search button

Lava Jato: Janot deve denunciar políticos ao STF a partir de fevereiro

Compartilhar

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, anunciou nesta quinta-feira que deve apresentar denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra parlamentares investigados na Operação Lava Jato em fevereiro do ano que vem, após o recesso do Judiciário, que começa nesta sexta (19).

Em depoimento de delação premiada prestado ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal, o doleiro Alberto Yousseff indicou os nomes de autoridades com foro privilegiado, como deputados federais e senadores, que receberam dinheiro do esquema de corrupção na Petrobras.

O documento para ter validade aguarda homologação pelo ministro Teori Zavascki, responsável pelos processos da operação no Supremo. Os nomes dos citados estão em segredo de Justiça e ainda não foram revelados oficialmente.

>> Empresas investigadas na Lava Jato fazem acordo de leniência com MPF

>> CGU diz que Petrobras pagou US$ 659,4 milhões a mais por Pasadena

>> A dignidade de Graça Foster e a reação do mercado

>> Graça diz que fica na Petrobras 'enquanto contar com a confiança de Dilma'

As informações prestadas pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, por meio de delação premiada, também serão analisadas na formulação de denúncia contra os parlamentares.

A parte da investigação da Operação Lava Jato que não envolve pessoas com foro privilegiado tramita na Justiça Federal em Curitiba, onde correm 18 ações penais.

Outros investigados na Operação Lava Jato, que apura desvio de dinheiro na estatal – como ex-diretores da Petrobras, executivos e funcionários de empreiteiras e lobistas – já foram denunciados pelo Ministério Público Federal, tiveram a denúncia aceita pelo juiz federal Sérgio Moro e se tornaram réus de ações penais.