ASSINE
search button

IBGE inclui novos municípios e atualiza distribuição da população em mapa

Compartilhar

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (18) o novo Mapa Político do Brasil na escala de 1 centímetro por 25 quilômetros, que inclui cinco municípios criados nos últimos anos e atualiza a a distribuição territorial da população brasileira. As cidades que agora também aparecem na carta são: Pinto Bandeira (RS), Pescaria Brava (SC), Balneário Rincão (SC), Paraíso das Águas (MT) e Mojuí dos Campos (PA), além dos 5.565 municípios pré-existentes. A gerente de Preparo e Publicação do IBGE, Sônia Nascimento, explicou que outra particularidade interessante do mapa é a evolução política do Brasil desde 1940.

“É possível ver como fomos alterando os estados, evoluindo e adequando uns aos outros, ver os territórios que ganharam categoria de estado”, explicou ela, ao citar que pelo mapa foi possível observar que, em 1940, Bahia e Sergipe faziam parte da então Região Leste, e São Paulo e Rio de Janeiro da Região Sul, e que a Região Sudeste ainda não existia. “Em 1950, na Região Centro-Oeste havia apenas Mato Grosso e Goiás. A partir de 1990 temos Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul, e Goiás também, que era um estado, foi divido em Tocantins e Goiás”, comenta.

O mapa poder ser baixado gratuitamente no link ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas_tematicos/mapas_murais/Brasil2500_2014/.

O trabalho dos técnicos para a feição da carta geográfica durou cerca de um ano e meio. O último mapa foi lançado pelo instituto em 2007. A carta inclui ainda a situação populacional com base no Censo Demográfico de 2010, os limites estaduais e internacionais, sistema de transporte, vegetação, energia, comunicações entre outros detalhes.