ASSINE
search button

Câmara e Senado realizam debates sobre o relatório da Comissão da Verdade

Compartilhar

Parlamentares, representantes de órgãos do governo e da sociedade civil participarão nesta quinta-feira (11) de três eventos no Congresso Nacional para debater o relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e os próximos passos da mobilização pelo resgate da verdade, da memória e da justiça sobre as violações de direitos humanos cometidas por agentes do Estado durante a ditadura de 1964.

Nesta quarta-feira (10), a CNV, criada pela Lei 12.528/11, apresentará à presidente Dilma Rousseff seu relatório final e recomendações, após dois anos e sete meses de trabalho.

A programação no Congresso começará com audiência pública no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado Federal, às 9 horas, para debater o relatório com representantes da comissão e da sociedade civil.

Às 12 horas, no Hall da Taquigrafia da Câmara dos Deputados, terá início o evento “AI-5 Nunca Mais: Ato político de encerramento do Ano da Democracia, da Memória e do Direito à Verdade”. Serão lançados os dois volumes da obra “Brado Retumbante”, do escritor e jornalista Paulo Markun; e o livro “Um homem torturado: nos passos de frei Tito de Alencar”, de Leneide Duarte-Plon e Clarisse Meireles.

A partir das 14 horas, no plenário 9 da Câmara, será realizada a 13ª edição do Fórum Legislativo Nacional de Direitos Humanos, que vai se concentrar na reflexão sobre as conclusões e recomendações do relatório da CNV, com participação de representantes de assembleias legislativas e câmaras municipais, além de membros de comitês da verdade criados nos estados pela Ordem dos Advogados do Brasil, Federação Nacional de Jornalistas, universidades, centrais sindicais e outras organizações da sociedade civil.

Os eventos serão promovidos pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara; Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado; Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça; e Subcomissão Permanente da Memória, Verdade e Justiça.