ASSINE
search button

Ministério da Justiça e ONU criam projeto para receber refugiados colombianos

Compartilhar

O Ministério da Justiça e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) criaram, em parceria, o projeto Mobilidade Regional e Inserção Socioeconômica de Refugiados. Assinado nesta segunda-feira, em Curitiba (PR), ele visa facilitar a migração de refugiados colombianos que se encontram atualmente no Equador e buscam melhores possibilidades de reconstruir suas vidas no Brasil. 

De acordo com nota enviada à imprensa, o Paraná desencadeia o projeto "tendo em vista a receptividade das autoridades estaduais e de representantes do setor privado à iniciativa".

Além disso, completa o comunicado, o Estado é um dos únicos do País que "tem potencial de acolhida a estes estrangeiros" graças ao Comitê Estadual para Refugiados e Migrantes (CERM) e ao Plano Estadual de Politicas Públicas para Migrantes, Refugiados e Apátridas. 

Estatísticas oficiais mostram que existem no Brasil cerca de 7 mil refugiados de 80 nacionalidades diferentes. O Equador, com um território 33 vezes menor, por sua vez, é o país da América Latina que possui o maior número de refugiados – 56 mil, dos quais 98% são colombianos.