ASSINE
search button

Cantareira chega a 3% e bônus para economizar água começa a valer em SP

Compartilhar

Começa a vigorar hoje (23), em São Paulo, a ampliação do desconto na conta dos consumidores que economizarem água. O bônus foi aprovado ontem (22) pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp).

Com o novo programa de descontos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), as residências que reduzirem entre 10% e 15% no consumo terão desconto de 10%  na conta. As reduções entre 15% e 20%, receberão descontos de 20%. Já as que conseguirem reduzir em 20% ou mais permanecem com o desconto de 30%. O cálculo é feito sobre a média de consumo de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014.

Conforme técnicos da Sabesp, a medida amenizará a maior crise hídrica da história de São Paulo. Hoje, o nível nos reservatórios do Sistema Cantareira, que abastece a região, registrou nova queda, chegando ao patamar de 3% de sua capacidade total de armazenamento. Há um ano, o volume armazenado era de 38,1%.

O bônus na conta vale para cidades da região metropolitana de São Paulo (Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Mairiporã, Mogi das Cruzes (bairros da divisa), Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santana de Parnaíba, São Bernardo do Campo, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista) e capital.

Vale também para a região metropolitana de Campinas e região bragantina (Bragança Paulista, Hortolândia, Itatiba, Joanópolis, Monte Mor, Morungaba, Nazaré Paulista, Paulínia, Pinhalzinho, Piracaia e Vargem).