ASSINE
search button

USP avança em ranking das melhores universidades do mundo

Compartilhar

Assim como no ano passado, o Brasil não tem nenhuma universidade entre as 200 melhores do mundo no ranking internacional Times Higher Education (THE). No entanto, a Universidade de São Paulo (USP) apresentou melhora no ranking geral. A lista completa foi divulgada nesta quarta-feira, em Londres. 

Nesta nova edição (2014-2015), a USP subiu da faixa dos 226º a 250º lugares, obtida no ano passado, para a faixa de 201º a 225º. Em primeiro lugar na lista, está o Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), dos Estados Unidos, que ocupa a posição pelo quarto ano consecutivo. Em seguida, estão a Universidade de Harvard (EUA) e a Universidade de Oxford (Reino Unido).

A outra única universidade brasileira que aparece no ranking é a Universidade de Campinas (Unicamp), que continua na mesma colocação alcançada no ano anterior (301º a 350º lugares). No total, a lista engloba 400 universidades.

O ranking utiliza 13 indicadores para avaliar o desempenho dos alunos e a produção acadêmica nas áreas de engenharia e tecnologia, artes e humanidades, biologia, saúde, física e ciências sociais. O estudo considera também o nível de pesquisa, transferência de conhecimento, a perspectiva internacional e o ambiente de ensino oferecido por cada universidade. A lista completa pode ser encontrada aqui.

Comparando as duas universidades brasileiras, o ranking mostra que a USP ultrapassa a Unicamp no nível de ensino, influência internacional, pesquisa e citações. No entanto, a Unicamp possui maior produção industrial que a USP, segundo o instituto de pesquisa.

USP está entre as 100 com melhor reputação 

Para avaliar a reputação das universidades pelo mundo, o Times Higher Education (THE) criou um segundo ranking, avaliando tal critério isoladamente. Nessa lista, a Universidade de Harvard aparece em primeiro lugar, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts aparece em segundo, seguido pela Universidade de Stanford, todas as instituições são dos Estados Unidos.

Nesta lista, a única universidade brasileira que aparece no ranking é a USP, que alcançou a faixa dos 81º a 90º lugares. A lista das melhores universidades em questão de reputação contém apenas 100 instituições de ensino. Confira a lista completa aqui.