ASSINE
search button

Cidade do Amazonas afetada por cheia recebe recurso para reconstrução

Compartilhar

A prefeitura de Ipixuna, no Amazonas, vai receber R$ 70 mil para obras de recuperação na cidade, afetada por enchentes que atingiram grande parte do estado este ano. O repasse dos recursos federais foi autorizado hoje (1º). De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União, a prefeitura de Ipixuna terá 180 dias para executar as obras e mais um mês depois desse prazo para prestar contas.

A situação de emergência de Ipixuna foi reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil no início de março, mas o dinheiro só foi liberado nesta quarta-feira. Assessores explicaram que depois do reconhecimento federal da situação do município, as prefeituras precisam apresentar uma série de documentos para que o dinheiro seja liberado e, muitas vezes, faltam informações que assegurem o repasse.

Mais 28 municípios do Amazonas tiveram a situação de emergência reconhecida pelo governo federal e dois estão em estado de calamidade pública.

Os prejuízos no Amazonas foram provocados pela alta do nível do Rio Negro, em Manaus, que influenciou vários afluentes. A situação de quase metade das 62 cidades do estado foi agravada a partir em abril, com a continuidade da cheia continuou. Autoridades da Defesa Civil do estado esperavam que o nível das águas começassem a baixar em julho, mas os repiques de cheia continuaram.

Em julho, segundo o balanço da Defesa Civil do Amazonas, mais de 63 mil famílias, totalizando 317,1 mil pessoas, haviam sido afetadas e 37 municípios já tinham decretado situação de emergência local, esperando o reconhecimento federal do problema. O nível do Rio Negro chegou a ultrapassar em mais de 5 metros a cota de emergência.

No Diário Oficial da União de hoje, também foi publicado o reconhecimento pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil da situação de emergência ou calamidade, devido à estiagem, em 24 municípios baianos, oito municípios mineiros e das cidades de Sítio Novo, no Maranhão, e Tribunfo, em Pernambuco. No Paraná, as cidades de Reserva e Reserva do Iguaçu tiveram situação de emergência decretada em decorrência de granizos e, em Santa Catarina, dez municípios, por inundação ou chuva intensa.