ASSINE
search button

Governo cria comissão de especialistas para avaliar Pnad

Compartilhar

Portaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão publicada hoje (23) no Diário Oficial da União cria uma comissão de especialistas para avaliar a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

De acordo com o texto, o grupo, composto por cinco integrantes, será responsável por avaliar os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e identificar “a eventual necessidade de revisão” dos números.

Ainda segundo a portaria, o prazo para a conclusão dos trabalhos de revisão será dois meses, podendo ser prorrogado por ato da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior.

Na última sexta-feira (19), o IBGE informou que houve erro em alguns dos resultados divulgados na Pnad no dia anterior. O índice de Gini, por exemplo, que mede a desigualdade no país, estava em 0,496 em 2012 e, em 2013, caiu para 0,495, indicando redução da desigualdade social. No entanto, inicialmente, havia sido divulgado um índice de 0,498, o que mostraria aumento da desigualdade.

O diretor de Pesquisa do instituto, Roberto Luís Olinto Ramos, argumentou que todos os dados puros da Pnad estão corretos, mas que houve um erro técnico que superestimou a população das regiões metropolitanas do país, o que influenciou em outros dados, como o índice de Gini.

A presidenta do IBGE, Wasmália Bivar, pediu desculpas a toda a sociedade pelo erro, mas afirmou que, do ponto de vista significativo, os resultados não mudaram substancialmente.