ASSINE
search button

Juiz nega para CPI acesso a delação premiada de Paulo Roberto Costa

Controladoria Geral da União (CGU) e Petrobras também não receberão informações

Compartilhar

O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, negou nesta segunda-feira o acesso à delação premiada do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa. Além da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que investiga irregularidades na estatal, Moro também negou acesso à Controladoria Geral da União (CGU) e à própria Petrobras.

"Reconheço o papel relevante da CGU e das CPIs na investigação criminal e no controle da Administração Pública. Também enalteço o auxílio que a Petrobras S/A tem prestado para investigação e instrução dos processos nesse feito, bem como o legítimo interesse das três em obter cópia dos supostos depoimentos prestados por Paulo Roberto Costa. Entretanto, o momento atual, quando o suposto acordo e os eventuais depoimentos colhidos sequer foram submetidos à homologação judicial, não permite o compartilhamento, sem prejuízo de que isso ocorra no futuro", justificou o juiz.

Sérgio Moro determinou apenas o encaminhamento à CPMI da cópia dos depoimentos da contadora do doleiro Alberto Youseff, Meire Poza.

Na última reunião da CPMI, os parlamentares aprovaram a convocação da contadora, mas ainda não há data prevista para o depoimento dela na Comissão.

Nesta terça-feira (23), o presidente e uma comissão de parlamentares da CPMI serão recebidos pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, e pelo ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Operação Lava a Jato na Corte. Eles querem convencer os ministros a liberarem a documentação para a comissão. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, também participará do encontro.