ASSINE
search button

Cantareira tem menor índice desde utilização do volume morto

Compartilhar

O Sistema Cantareira atingiu neste domingo o menor nível desde o início da capacitação do volume morto, em maio deste ano, segundo informações divulgadas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O sistema atingiu o índice de 8,1% hoje.

No sábado, o índice da represa estava em 8,2%. Mesmo utilizando o chamado volume morto das represas Jaguari-Jacareí e Atibainha, o sistema continua registrando seguidas quedas no volume.

De acordo com a companhia, até o dia 21 de setembro choveu 39,1 milímetros na região, sendo que a média histórica é de 91,9 milímetros. A Sabesp afirma que a culpa da queda histórica no reservatório é da falta de chuvas no verão passado, o mais seco nos últimos 84 anos.

Na sexta-feira, a Agência Nacional de Águas (ANA) anunciou a retirada do Grupo Técnico de Assessoramento para a Gestão do Sistema Cantareira (GTAG-Cantareira). A agência enviou ofício ao superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE) propondo também a revogação do grupo criado em 12 de fevereiro deste ano.

O sistema Cantareira é o principal fornecedor de água para a Grande São Paulo, abastecendo cerca de 9 milhões de pessoas.