ASSINE
search button

Vital do Rêgo: ministro do STF irá à CPMI na próxima semana

Compartilhar

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras, senador Vital do Rêgo (PMDB-PE), anunciou que obteve contato com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que agendou para a próxima semana a ida à comissão.

De acordo com o relator da CPMI, deputado Marco Maia (PT-RS), o STF ainda não recebeu os documentos da delação premiada do ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Nesta quarta-feira, Paulo Roberto Costa evocou o direito de ficar calado e não responder às perguntas dos parlamentares na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Mista. O acusado entrou na sala da comissão às 14h58, acompanhado de uma advogada e disse logo que não falaria. "Boa tarde a todos. Vou me reservar o direito de ficar calado", afirmou.

Diante da posição do ex-diretor, o presidente da CPI Mista, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) ainda perguntou se ele aceitaria uma sessão secreta, o que foi negado.

Em seguida, o relator Marco Maia (PT-RS) apresentou suas indagações, mesmo sabendo que não haveria respostas.

Senadores e deputados ficaram por quase 30 minutos discutindo os procedimentos a serem adotados para a oitiva. A maioria dos parlamentares quis uma sessão aberta, a fim de que todos tivessem o direito de perguntar, mesmo sabendo que o acusado podia ficar em silêncio.

O senador Humberto Costa (PT-PE) chegou a lembrar que "não existe sessão secreta no Congresso Nacional", e lembrou de vazamentos que ocorreram anteriormente na CPI do Cachoeira.