ASSINE
search button

Presidente da CPMI vai ao STF pedir acesso a depoimentos de Costa

Compartilhar

O presidente da CPI Mista da Petrobras, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), vai pedir uma reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, para solicitar o acesso ao conteúdo dos depoimentos prestados à justiça pelo ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa.

Há informações da imprensa, que em troca de redução de pena, Costa estaria dando detalhes sobre corrupção na Petrobras. Vital do Rêgo afirmou também que já foram tomadas todas as providências legais possíveis para que a CPI receba essa documentação.

O líder do Democratas, José Agripino (RN), insistiu na importância de a comissão parlamentar de inquérito analisar essas informações, ainda mais diante da decisão de Paulo Roberto Costa de permanecer calado na sessão desta quarta-feira (19).

"A comissão deve ter como meta obter do Supremo Tribunal Federal o compromisso definitivo: chegando ao Supremo cada depoimento da delação premiada, a comissão ter acesso imediatamente. Para que a CPI possa, como o Ministério Público e a Justiça Federal, cumprir seu papel constitucional", disse.

Nesta quarta-feira, Paulo Roberto Costa evocou o direito de ficar calado e não responder às perguntas dos parlamentares na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Mista. O acusado entrou na sala da comissão às 14h58, acompanhado de uma advogada e disse logo que não falaria. "Boa tarde a todos. Vou me reservar o direito de ficar calado", afirmou.

Diante da posição do ex-diretor, o presidente da CPI Mista, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) ainda perguntou se ele aceitaria uma sessão secreta, o que foi negado.

Em seguida, o relator Marco Maia (PT-RS) apresentou suas indagações, mesmo sabendo que não haveria respostas.

Senadores e deputados ficaram por quase 30 minutos discutindo os procedimentos a serem adotados para a oitiva. A maioria dos parlamentares quis uma sessão aberta, a fim de que todos tivessem o direito de perguntar, mesmo sabendo que o acusado podia ficar em silêncio.

O senador Humberto Costa (PT-PE) chegou a lembrar que "não existe sessão secreta no Congresso Nacional", e lembrou de vazamentos que ocorreram anteriormente na CPI do Cachoeira.