ASSINE
search button

Detentos fogem do Complexo de Pedrinhas, no Maranhão

Compartilhar

Um grupo de detentos iniciou um processo de fuga na madrugada desta quarta-feira no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luis, no Maranhão. Segundo informações da Globo News, a fuga começou antes do dia amanhecer por um túnel, que foi descoberto.

Durante o processo de recontagem, outros detentos começaram a fugir, saltando pelo teto e pelos muros da penitenciária. Homens da Força Tática e do Grupo de Escolta e Operações Penitenciárias (GEOP) da Polícia Militar foram acionados para conter as fugas. Não há informações sobre o número de fugitivos na fuga desta quarta-feira

Facilitação

Nesta semana, investigações concluíram que o diretor da unidade, Cláudio Barcelos, recebia dinheiro para facilitar a saída de internos. Segundo o delegado Luís Jorge, o próprio diretor admitiu o esquema de facilitação de fugas ao prestar depoimento, logo após ter sido detido em seu gabinete, na Casa de Detenção. "(As provas) mais significativas (de sua atuação) é a documentação em que o diretor autoriza a saída de presos de dentro do sistema penitenciário sem o conhecimento do juiz da Vara de Execução Penal. Ele próprio se arvorava dessa função e autorizava a saída de detentos, inclusive de condenados ao regime fechado", disse o delegado.

Durante as investigações, policiais civis interceptaram, com autorização judicial, mensagens trocadas por Barcelos e por supostos bandidos beneficiados pelo esquema. Em uma delas, o diretor pede ao destinatário da mensagem que retorne ao complexo penitenciário para uma recontagem de presos, mas a pessoa afirma já ter cruzado a fronteira e deixado o Brasil. Entre os presos a quem o diretor teria facilitado a fuga estão os assaltantes de bancos Paulo Leandro Maciel da Silva, Rodrigo Bezerra Lima Nunes e José Wilson Pereira.

A Casa de Detenção é uma das várias unidades penais que formam o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, maior estabelecimento prisional do Maranhão. Palco de constantes rebeliões, fugas, brigas e assassinatos de presos, Pedrinhas já contabiliza 16 detentos mortos só este ano. O último homicídio no interior do presídio foi confirmado no sábado à noite.