ASSINE
search button

SP: sem-teto que resistiram à reintegração de posse são detidos pela PM

Compartilhar

Um grupo de integrantes da Frente de Luta por Moradia (FLM) que resistiu a uma reintegração de posse foi detido pela Polícia Militar por volta das 10h30 de hoje (16). O número de pessoas conduzidas não foi informado, mas lotou a capacidade de um microonibus.

A ação de desocupação do prédio localizado na Avenida São João, próximo ao cruzamento com a Avenida Ipiranga, região central da capital paulista, segue de forma violenta e já dura mais de duas horas. A Tropa de Choque usou bombas de efeito moral e gás de pimenta. Mascarados se juntaram ao protesto e atiraram pedras contra os policiais. Dois caminhões do Corpo de Bombeiros ajudam a apagar vários focos de incêndio em barricadas feitas pelos manifestantes.

>> Ônibus é queimado e três guaritas da SPTrans são destruídas na capital

>> SP: detida em manifestação confessa ter ateado fogo a ônibus, diz PM

Das cerca de 200 pessoas que ocupavam o imóvel, parte se dispersou, mas algumas resistiram dentro do prédio até que a entrada da Tropa de Choque. Essas famílias, a maioria formada por mulheres, gestantes e crianças, jogaram lixos e entulhos das janelas do imóvel, que tem 20 andares e a polícia revidou com bombas. Pelos menos duas mulheres e um policial ficaram feridos.

Duas vias importantes no centro da cidade permanecem bloqueadas, as avenidas São João e Ipiranga. Um grande aglomerado de curiosos se formou em volta do tumulto.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a juíza Maria Fernanda Belli, da 25ª Vara Cível do Foro Central, determinou a reintegração de posse do prédio, a pedido da empresa proprietária do imóvel, a Aquarius Hotel Limitada. A Justiça requisitou o apoio da Polícia Militar na desocupação.