Jornal do Brasil

Sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

País

Ministros reclamam de manifestação de servidores em frente ao STF

Agência Brasil

Uma manifestação de servidores incomodou hoje (4) os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Desde o começo da tarde, funcionários de tribunais superiores fizeram um buzinaço em frente ao Supremo para protestar contra o corte do reajuste proposto pelo Tribunal ao Poder Executivo.

Após algumas horas de protesto, o ministro Luiz Fux reclamou do barulho aos demais colegas. A manifestação incomodou o público durante os julgamentos no plenário. “Isso é democracia? Será que podemos resolver esse excesso de democracia no intervalo?”, indagou o ministro.

Em seguida, o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, sugeriu que a manifestação fosse endereçada ao Poder Executivo, que vetou o projeto de lei aprovado pela Corte, para reajustar os salários dos ministros e servidores. “Acho que é o endereço errado”, disse.

Na semana passada, o Ministério do Planejamento cortou, da proposta de Orçamento Geral da União de 2015, o aumento aprovado pelos ministros do Supremo. Conforme o projeto de lei, a partir do dia 1º de janeiro do ano que vem, os ministros do STF passariam a ganhar R$ 35,919 mil, caso o reajuste fosse aceito pelo Congresso Nacional. O salário atual é R$ 29.462,25. O aumento implicaria reajuste nos salários dos servidores.

Tags: Atos, federal, protestos, Supremo, Tribunal

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.