Jornal do Brasil

Terça-feira, 21 de Outubro de 2014

País

Deputados querem nome de Campos em refinaria e aeroporto

Portal Terra

Um aeroporto, uma refinaria e uma rodovia podem levar o nome do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morto no mês passado em um acidente aéreo em Santos. As ideias são defendidas por três deputados federais, que apresentaram diferentes sugestões à Câmara dos Deputados.

Uma das propostas é trocar o nome da refinaria Abreu e Lima, em construção em Pernambuco, para Governador Eduardo Campos. O deputado Fernando Coelho Filho (PSB-PE) pediu ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para encaminhar a sugestão ao Poder Executivo.

A refinaria  Abreu e Lima é alvo de investigações em duas CPIs da Petrobras instaladas no Congresso e pelo Tribunal de Contas da União por indícios de superfaturamento.  Estimada em 2005 por US$ 2,5 bilhões, a unidade deve sair por quase R$ 20 bilhões quando concluída. A Petrobras nega superfaturamento e diz que o valor inicial foi apenas um “estudo de oportunidade” realizado pela empresa.

Nome duplo em aeroporto 

Em contraponto ao projeto do deputado João Caldas (SD-AL), que pede para batizar o nome do aeroporto do Recife de Eduardo Campos, o deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) apresentou sugestão para manter o nome atual, com a inclusão da homenagem ao ex-governador. Dessa forma, passaria a se chamar Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freyre e Governador Eduardo Campos, sem excluir a lembrança ao autor de Casa Grande & Senzala.

Patriota foi o primeiro a apresentar projeto pedindo a inclusão do nome de Campos em uma obra pública. Oito dias depois da morte do companheiro de partido, o deputado propôs que a BR-428, entre as cidades de Petrolina e Cabrobó, passasse a se chamar Rodovia Governador Eduardo Campos.

Tags: Campos, CONGRESSO, ex-governador, homenagens, morte

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.